Blogue

Que venham mais vinte e cinco anos!

Por José Augusto Pedroso Alvarenga*

Em fevereiro de 1997 foi anunciada a primeira clonagem bem-sucedida de um mamífero, a ovelha Dolly. Em junho do mesmo ano Guga conquistou o primeiro título de Roland Garros e o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal foi publicado, inaugurando a série. Em agosto de 1997 morreu a princesa Diana. Nesse tempo, seguindo as ordens dos Estados Unidos, o presidente Fernando Henrique Cardoso começou a implantar o neoliberalismo no Brasil, privatizando estatais e reduzindo a oferta de serviços públicos e estrangulando os servidores.

Lá já se vão 25 anos... Foi nessa época, depois de anos de trabalho no serviço público e de militância sindical em defesa dos interesses dos servidores públicos federais e dos trabalhadores em geral, que, em Florianópolis, dois advogados recém-formados foram convidados por sindicatos de servidores públicos a construir um escritório de advocacia que atuasse na defesa dos seus interesses no terreno jurídico.

Os sindicalistas desejavam que lhes fosse prestado um serviço diferenciado, e os advogados foram chamados não só porque conheciam bem a realidade dos servidores e da classe trabalhadora e nutriam profundo respeito pelo movimento sindical, mas também porque se identificavam com as reivindicações deles e estavam dispostos a traduzir esses interesses em atuação jurídica nos tribunais de forma combativa e ética, mantendo-se sempre próximos das entidades sindicais.

Assim, em 17 de março daquele já distante 1997, Fernando e Márcio fundaram o SLPG Advogados Associados.

Nesses vinte e cinco anos o escritório cresceu e diversificou as áreas do Direito em que atua. Passamos daqueles dois advogados para quatorze, apoiados por uma equipe administrativa de dezesseis colegas e alguns estagiários. Além do Direito Administrativo do nosso berço, hoje também atuamos em diversos ramos do Direito Civil, Direito Previdenciário, Direito Trabalhista etc e assessoramos várias entidades sindicais e associativas estaduais e nacionais.

O ingresso no escritório de novos advogados, que se tornaram quase todos sócios, a maioria dos quais se tornaram sócios, dinamizou nossa atuação, abriu-nos portas e oportunidades e nos permite hoje confiar num futuro promissor.

Não foi fácil chegar onde nos encontramos. Além de honrar os nossos compromissos – comprometimento que aqui renovamos -, além do fôlego e criatividade dos novos colegas, oferecer serviços de excelência aos nossos clientes foi essencial para nos mantermos e crescer numa área tão concorrida.

Agradecemos a confiança das entidades que assessoramos e de todos os nossos clientes. Estamos preparados para os novos desafios: para seguir prestando serviços de excelência, atuando com vigor, cuidado e ética; para enfrentar os ataques de Bolsonaro, para defender e aprimorar a democracia brasileira, para enfrentar os poderosos que não se cansam de frustrar o direito alheio, para enfrentar e derrotar a reforma administrativa e nos mantermos independentes dos governos de plantão sejam quais forem.

Nosso trabalho aqui no SLPG Advogados Associados é defender os direitos da classe trabalhadora, suas organizações e sindicatos. Contem sempre conosco.

____

* José Augusto Pedroso Alvarenga é advogado (OAB/SC 17577-B) e sócio do SLPG.

Alguma dúvida sobre seus direitos?

Entre em contato