Blogue

Pelo reconhecimento das mulheres

Por Paula Paz*

Ser mulher é experimentar a existência de uma perspectiva única, marcada por estereótipos e expectativas tão limitantes quanto irreais. Ainda que entre nós os desafios sejam significativamente desiguais ao considerarmos recortes de raça, de classe social e de sexualidade, é inegável que ser mulher carrega dificuldades extras para todas. Esperam de nós o cuidado, a voz baixa, a paciência, a subalternidade. E também opinam sobre nossas vidas, nossos desejos, nossos medos e vontades. Relegam a nós o ambiente doméstico, os papéis coadjuvantes no trabalho ou até a dupla ou tripla jornada. E ainda exigem de nós uma beleza que nos oprime e escraviza. Por isso, transitar no mundo como mulher é, por vezes, dolorido, exige força e luta constante por reconhecimento e - até - por autoconhecimento.

Mas isso que nos marca também nos fortalece, nos impulsiona a transgredir, nos deixa ávidas por voz e espaço, porque até podemos nos contentar com o lugar que nos atribuem, mas podemos também almejar mais, podemos falar alto o que pensamos e queremos, podemos ocupar os espaços de poder, trabalhar com energia e assertividade, ser liderança ou chefe, ser referência. Podemos e devemos falar por nós mesmas!

Nós do SLPG também reconhecemos e encampamos essa luta. Por isso, no ano em que completamos 25 anos de existência, mudamos também de nome, pois nos reconhecemos e queremos ser reconhecidos como um Escritório de advogados e ADVOGADAS, para lembrar a todos que a luta diária pelo direito da classe trabalhadora passa também pela força de trabalho das mulheres que fazem parte desta equipe.

Queremos que chegue o dia em que ao se pensar em alguém advogando, defendendo direitos e lutando por justiça logo venha a mente o exemplo de uma mulher. E para isso começamos a mudança por nós mesmos, reconhecendo no nome do nosso Escritório quem participa e, por vezes, protagoniza a nossa atividade.

Nos chamamos agora SLPG Advogados e Advogadas. Por mais simbólica que seja essa mudança, desejamos que ela contribua para dar, cada vez mais, voz e vez à todas as mulheres trabalhadoras que atuam conosco ou que precisem de nós.

Estamos juntas nessa luta!

____

* Paula Paz é advogada (OAB/SC 35979) e sócia do SLPG.

Alguma dúvida sobre seus direitos?

Entre em contato