Blogue

Evento discutirá o esquema da dívida pública e os impactos sobre a remuneração e os direitos dos servidores públicos

Você sabia que de tudo que o povo brasileiro paga de impostos metade (1,96 trilhão de reais) vai para custear os juros e a rolagem do “esquema da dívida pública”?

A quem beneficia esse esquema? Será que a culpa é da "gastança" com os servidores e os serviços públicos, como a grande mídia gosta de dizer, ou será que é dos banqueiros e fundos de investimento que mesmo na crise batem recordes de lucros a partir deste esquema?

Em 2021, 19,58% do Orçamento Federal Executado foi destinado para a Previdência Social (chamado cinicamente pela mídia de “rombo da previdência”), rubrica que comporta tanto a aposentadoria pública como uma série de outros serviços fundamentais para a população. Além disso, 4,18% foi gasto com saúde, 2,49% com educação, 0,27% com segurança pública, 0,16% com transporte, 0,01% com direitos a cidadania, 0,01% com saneamento, 0,005% para desporto e lazer, 0,0001 para habitação, só para citar alguns...

Vendo estes números, o impacto desse esquema contra a população de um modo geral até parece bastante óbvio. O dinheiro que sobra para os capitalistas falta para garantir os direitos da classe trabalhadora. Mas a aparência imediata do problema não revela toda a sua extensão e gravidade. Precisamos analisar tudo isso com mais rigor e profundidade.

Especificante, queremos saber qual é o impacto que esse esquema tem sobre a remuneração e os direitos dos servidores públicos.

Para responder a estas e outras questões convidamos Luciano Verás, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina (Sindprevs/SC), Maria Lúcia Fattorelli, auditora fiscal aposentada e fundadora da organização Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), e Maurício Mulinari, técnico do Dieese e assessor sindical.

Se a classe trabalhadora não quer ver minguar as conquistas do passado e nem quer abrir mão da possibilidade de construir um futuro melhor então será preciso enfrentar esse esquema da dívida pública.

O evento será dia 4 de agosto às 18h, pelo canal do SLPG Advogados e Advogadas no Youtube.

Estão todos convidados!

Alguma dúvida sobre seus direitos?

Entre em contato