Blogue

Dia 28 de abril: dia da educação - Saber é poder!

Texto de autoria de Ana Maria Rosa, advogada (OAB/SC 5984) e sócia do SLPG, pelo dia internacional da educação.

No dia 28 de abril, comemora-se o Dia da Educação, data associada ao término do Fórum Mundial de Educação, realizado em Dakar, no Senegal, no ano de 2000. Lá estiveram presentes os líderes de 164 países, dentre eles o Brasil, e o objetivo do evento era firmar um compromisso de levar educação a todas as crianças e jovens do mundo, com o lançamento de uma agenda de metas, as quais foram firmadas pelos países acordantes.

Que a data nos sirva como oportunidade de reflexão da importância da educação, tida como direito fundamental assegurado na Constituição Federal, e necessária para a construção de valores essenciais na vida saudável das pessoas em sociedade, capacitando-as a tomar decisões com senso crítico, em busca de um mundo cada vez mais sustentável.

A educação há também que ser vista como requisito basilar ao desenvolvimento político e econômico, cruciais para a democracia e igualdade social, garantindo o empoderamento e participação das pessoas em sociedade. Já dizia o filósofo inglês Francis Bacon: saber é poder!

E não há como falar sobre educação sem lembrar da valiosa contribuição de Paulo Freire, para quem o maior objetivo da educação é a emancipação do sujeito, ou seja, é ensinar a ler e a transformar o mundo.

Assim, desejamos a todos e todas um dia de consciência e luta pela educação brasileira.

Alguma dúvida sobre seus direitos?

Entre em contato